A Campanha de Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação, uma semana anual voltada a palestras, workshops, aulas e atividades sobre o tema, agora é lei em Jundiaí. A lei de autoria do vereador Cristiano Lopes, projeto aprovado no último dia 2 de abril , foi sancionado no dia 17 pelo prefeito Luiz Fernando Machado como lei número 9170.
Segundo Cristiano Lopes, o projeto surgiu de uma iniciativa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para, além de fomentar, informar e dar oportunidades àqueles que desejam empreender em alguma área. O vereador acredita que as diversas esferas de governo precisam urgentemente aumentar a quantidade e a qualidade das ações de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas.
“Nosso objetivo é criar ações moldadas a quem empreender e ajudar, junto com a Ala Jovem da Ciesp, o desenvolvimento de projetos”, disse o vereador.
Dentre os temas trabalhados, observar-se-ão os aspectos relacionados ao empreendedorismo, gestão de negócios, jornada dos empreendedores, inovação e riscos.
As diversas esferas de governo estão obrigadas e precisam urgentemente aumentar a quantidade e a qualidade das ações de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas.
Representando o Ciesp Jundiaí, o Coordenador do Núcleo Jovem Empreendedores, Vinícius Ribas, participou da construção e no dia da votação, defendeu o projeto. Ele elogiou a iniciativa como um passo importante para a promoção de um ambiente saudável de negócios em Jundiaí.
“Essa iniciativa partiu do Núcleo dos Jovens Empreendedores do CIESP Jundiaí, seguindo o que já é realizado em outras regionais do Estado de SP. O projeto já foi discutido em muitas cidades aqui do estado e, com o projeto, temos como principal objetivo capacitar e acompanhar as mudanças do mercado de trabalho”, afirma.
Ainda completa que a abrangência não se restringirá somente a Jundiaí, mas outras onze cidades, dentre elas Cajamar, Cabreúva, Itatiba, Itupeva, Campo Limpo, Várzea Paulista, Vinhedo, Morungaba, Jarinu e Louveira. Quanto a sua execução, Vinícius fala que o tema será trabalhado em escolas e também instituições de ensino superiores.
