A sessão desta terça-feira (26) homenageou dois ícones do esporte que fizeram muito por Jundiaí: Antônio Gilberto Maniaes, o Giba e Ernesto Staeheli Neto.
O projeto de lei 13198/2020, que denomina “Rua Antonio Gilberto Maniaes – ‘Giba’” a Rua 3 do loteamento Jardim Atenas, no Bairro Moisés e o projeto 13195/2020 , que denomina “Rua Ernesto Staeheli Neto a Rua 2 do mesmo loteamento foram aprovados por unanimidade na sessão desta terça-feira (30)..
“São dois nomes que fizeram muito pelo esporte e por Jundiaí. A homenagem é pequena diante da grandiosidade do trabalho dos dois. Falar em pólo aquático, é falar do trabalho do professor Ernesto Staeheli na modalidade e no Clube Jundiaiense. Ele revelou grandes talentos para a cidade e era uma das figuras mais respeitadas do polo no Brasil O Giba tem o nome marcado na história do Paulista e consequentemente da cidade. Todas as alegrias que ele proporcionou aos torcedores do Galo estão guardadas eternamente dentro dos nossos corações. Eu como atleta, esportista e jundiaiense fico honrado em ter uma rua com o nome do Giba e também do Ernesto aqui”, explica Cristiano Lopes.
A família de Giba agradeceu Cristiano Lopes pela homenagem..
“Nos sentimos hornados com a homnagem”, disse a viúva de Giba, Débora.
A filha Eloah acompanhou em tempo real a votação. “Acompanhei a votação e cada palavra do vereador Cristiano Lopes e é emocionante. Quero agradecer a homenagem e mais uma forma de eternizarmos a memória do meu pai. Foi muito emocionante para nós ouvirmos cada palavra do Cristiano. Foi uma honra receber esta homenagem”.
O irmão de Giba, Claudemir Maniaes, se manifestou na rede social do vereador. “Agradecemos a sua linda iniciativa em homenagear o nosso caçulinha. Suas palavras carinhosas em referência ao Giba ficarão para sempre em nossos corações.”
A mulher de Ernesto Magali também agradeceu ao vereador. “Obrigado pela homenagem. Sempre bom lembrarmos do Ernesto”, explica.
Giba – Apesar de nascer em Cordeirópolis, o ex-técnico do Paulista, Antônio Gilberto Maniaes, o Giba, adotou Jundiaí como ‘sua casa’ e a colocou em destaque por várias vezes. Giba é o técnico mais vitorioso da história do Paulista. Ao todo, ele comandou o Galo de Jundiaí em 145 jogos, com 65 vitórias, 36 empates e 44 derrotas. No Jayme Cintra, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Junior de 1997, o Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro da Série C, ambos em 2001.
Giba dirigiu o Paulista por sete vezes: 1996 (quando o clube se chamava Lousano Paulista), 2001, 2002, 2008, 2009, 2013 e 2014.
Em 2013, Giba também foi homenageado pela Câmara Municipal de Jundiaí com o título de “Cidadão Jundiaiense”.
Como técnico, além do Paulista, comandou Santos, CSA, Gama, Guarani, Atlético Sorocaba, Portuguesa, Santa Cruz, Remo, Sport, São Caetano, Ipatinga, Fortaleza. Ele ganhou o Campeonato Alagoano de 1998 com o CSA.
Giba faleceu em 24 de junho de 2014, com 52 anos, de amiloidose, uma doença rara que afeta os rins.
Ernesto – Ernesto Staeheli Neto nasceu em 1962 e tem o seu nome entre o dos grandes do esporte jundiaiense e do polo aquático brasileiro.
Ele foi grande esportista e incentivador do polo aquático. Coordenou o time de polo do Clube Jundiaiense e dedicou 30 anos de sua vida a este esporte.
Sob seu comando, o polo aquático do Clube Jundiaiense virou referência no Brasil e é respeitado por todo o país. Sob sua gestão, o Clube se transformou em uma grande força da modalidade e deixou como legado um grande trabalho de formação de atletas.
Ernesto faleceu dia 22 de dezembro de 2017. Deixou a mulher Magali, uma filha e centenas de garotos que consideravam como um pai que fez história comandando por 21 anos seguidos o pólo aquático de Jundiaí.